QUESTÕES PARA TESTAR SEU CONHECIMENTO 6º ANO

QUESTÕES SOBRE A MESOPOTÂMIA

Questões para testar os conhecimento sobre a Mesopotâmia, testes de multipla escolha, exercícios

1. Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?

A - Egípcios, gregos, romanos e hunos.

B - Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.

C - Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.

D - Hebreus, hititas e egípcios.

__________________________________

2. Qual a característica geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram?

A - Presença de um vasto deserto com milhares de oásis.

B - Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas.

C - Muitas montanhas com presença de vales férteis.

D - Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.

__________________________________

3. Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?

A - Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.

B - Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.

C - Construções em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.

D - Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.

__________________________________

4. O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?

A - Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.

B - Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.

C - Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.

D - Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.

__________________________________

5. Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?

A - Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.

B - Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.

C - Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.

D - Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.






Respostas das questões:

1. B | 2. D | 3. C | 4. C | 5. A


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE O EGITO ANTIGO

Questões para testar os conhecimento sobre o Egito Antigo, testes de multipla escolha, exercícios

1. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

A - A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.

B - A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.

C - A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.

D - O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

__________________________________

2. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?

A - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

B - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.

C - A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.

D - O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

__________________________________

3. Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:

A - Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.

B - Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).

C - Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).

D - Na religião egípcia muitos animais eram considerados sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

__________________________________

4. Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?

A - Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.

B - Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.

C - Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.

D - Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

__________________________________

5. Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?

A - Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).

B - Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.

C - Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.

D - Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).





Respostas das questões:

1. C | 2. A | 3. B | 4. D | 5. D

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÕES SOBRE A PRÉ HISTÓRIA

Questões para testar os conhecimentos sobre a Pré-História, testes de multipla escolha, exercícios

1. A Pré-História pode ser definida como:

A - O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.

B - O período anterior ao surgimento da escrita.

C - O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega.

D - O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.

__________________________________

2. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?

A - Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.

B - Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.

C - Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.

D - Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.

__________________________________

3. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?

A - O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.

B - A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia.

C - Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais.

D - Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem.

__________________________________

4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Idade dos Metais?

A - O homem passou a cunhar moedas e desenvolveu um avançado sistema financeiro.

B - Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.

C - O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e bronze) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

D - Embora conhecessem as técnicas de fundição de metais, os homens deste período continuaram a fazer ferramentas de ossos e pedras lascadas.

__________________________________

5. No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?

A - A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.

B - Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.

C - Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.

D - Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

Respostas das questões:

1. B | 2. D | 3. C | 4. C | 5. A

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE A ROMA ANTIGA E O IMPÉRIO ROMANO

Questões para testar os conhecimento sobre a Roma Antiga e o Império Romano, testes de multipla escolha, exercícios


1. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?

A - O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.

B - O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).

C - O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.

D - O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.

__________________________________

2. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?

A - Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da combrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.

B - Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.

C - Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.

D - Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.

__________________________________

3. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos importantes da cultura e religião romana?

A - Artes plásticas totalmente inovadora, realização de Jogos Olímpicos e religião monoteísta (antes do cristianismo).

B - Esculturas e pinturas inspiradas na arte egípcia, realização de atividades culturais para toda população e ausência total de religião.

C - Valorização da cultura africana, desvalorização total da cultura grega e religião baseada nos elementos da natureza.

D - Luta de gladiadores, esculturas inspiradas na arte grega, existência de mitos e religião politeísta (antes do cristianismo).

__________________________________

4. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:

A - O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.

B - A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.

C - A crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.

D - O Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século V.

__________________________________

5. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?

A - O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

B - A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.

C - As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.

D - A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.


Respostas das questões:

1. B | 2. C | 3. D | 4. B | 5. A

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

1.Migração, perseguição, fuga, lutas, cativeiro, dispersão fazem parte da história do povo:

a) Maia

b) persa

c) fenício

d) hebreu

e) judeu

_________________________

2. Na fase nômade os hebreus estavam organizados em comunidades tribais, dedicando-se à criação de reses. Os bens produzidos pertenciam à comunidade. Os hebreus eram comandados por chefes denominados:

a) patriarca

b) Juízes

c) reis

d) mulçumanos

e) líder comunitários

________________________

3. Os povos fenícios dedicavam-se:

a) à agricultura

b) à pecuária

c) à navegação marítima

d) à ciência

e) à pesca

________________________
4. São cidades fenícias, exceto:

a) Larsa

b) Biblos

c) Sidon

d) Tiro

e) Ugarit

______________________________

5. No reinado de Dário o império persa atingiu sua extensão marítima. Para cuidar dos domínios, foi criada uma complexa organização administrativa. O império foi dividido em províncias, chamadas:

a) sátrapas

b) Cambises

c) Biblos

d) Chipres

e) Sidons


Respostas das questões:

1. D | 2. A | 3. C | 4. A | 5. A


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÕES SOBRE O IMPÉRIO BIZANTINO

4 comentários: