QUESTÕES SOBRE A MESOPOTÂMIA
Questões para testar os conhecimento sobre a Mesopotâmia, testes de multipla escolha, exercícios
1. Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?
A - Egípcios, gregos, romanos e hunos.
B - Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
C - Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
D - Hebreus, hititas e egípcios.
__________________________________
2. Qual a característica geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram?
A - Presença de um vasto deserto com milhares de oásis.
B - Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas.
C - Muitas montanhas com presença de vales férteis.
D - Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.
__________________________________
3. Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?
A - Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.
B - Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.
C - Construções em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.
D - Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.
__________________________________
4. O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?
A - Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
B - Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
C - Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.
D - Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.
__________________________________
5. Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?
A - Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.
B - Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.
C - Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.
D - Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.
Respostas das questões:
1. B | 2. D | 3. C | 4. C | 5. A
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE O EGITO ANTIGO
Questões para testar os conhecimento sobre o Egito Antigo, testes de multipla escolha, exercícios
1. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
A - A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
B - A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
C - A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D - O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
__________________________________
2. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
A - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
B - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
C - A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.
D - O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.
__________________________________
3. Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:
A - Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.
B - Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).
C - Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).
D - Na religião egípcia muitos animais eram considerados sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.
__________________________________
4. Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?
A - Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
B - Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.
C - Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.
D - Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.
__________________________________
5. Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?
A - Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
B - Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
C - Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.
D - Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).
Respostas das questões:
1. C | 2. A | 3. B | 4. D | 5. D
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE A PRÉ HISTÓRIA
Questões para testar os conhecimentos sobre a Pré-História, testes de multipla escolha, exercícios
1. A Pré-História pode ser definida como:
A - O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.
B - O período anterior ao surgimento da escrita.
C - O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega.
D - O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.
__________________________________
2. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?
A - Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.
B - Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.
C - Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.
D - Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.
__________________________________
3. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?
A - O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.
B - A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia.
C - Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais.
D - Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem.
__________________________________
4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Idade dos Metais?
A - O homem passou a cunhar moedas e desenvolveu um avançado sistema financeiro.
B - Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.
C - O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e bronze) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.
D - Embora conhecessem as técnicas de fundição de metais, os homens deste período continuaram a fazer ferramentas de ossos e pedras lascadas.
__________________________________
5. No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?
A - A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
B - Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
C - Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
D - Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.
Respostas das questões:
1. B | 2. D | 3. C | 4. C | 5. A
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE A ROMA ANTIGA E O IMPÉRIO ROMANO
Questões para testar os conhecimento sobre a Roma Antiga e o Império Romano, testes de multipla escolha, exercícios
1. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A - O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
B - O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C - O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.
D - O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.
__________________________________
2. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
A - Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da combrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B - Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C - Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D - Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.
__________________________________
3. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos importantes da cultura e religião romana?
A - Artes plásticas totalmente inovadora, realização de Jogos Olímpicos e religião monoteísta (antes do cristianismo).
B - Esculturas e pinturas inspiradas na arte egípcia, realização de atividades culturais para toda população e ausência total de religião.
C - Valorização da cultura africana, desvalorização total da cultura grega e religião baseada nos elementos da natureza.
D - Luta de gladiadores, esculturas inspiradas na arte grega, existência de mitos e religião politeísta (antes do cristianismo).
__________________________________
4. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:
A - O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.
B - A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C - A crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D - O Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século V.
__________________________________
5. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?
A - O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
B - A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.
C - As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.
D - A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.
Respostas das questões:
1. B | 2. C | 3. D | 4. B | 5. A
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
1.Migração, perseguição, fuga, lutas, cativeiro, dispersão fazem parte da história do povo:
a) Maia
b) persa
c) fenício
d) hebreu
e) judeu
_________________________
2. Na fase nômade os hebreus estavam organizados em comunidades tribais, dedicando-se à criação de reses. Os bens produzidos pertenciam à comunidade. Os hebreus eram comandados por chefes denominados:
a) patriarca
b) Juízes
c) reis
d) mulçumanos
e) líder comunitários
________________________
3. Os povos fenícios dedicavam-se:
a) à agricultura
b) à pecuária
c) à navegação marítima
d) à ciência
e) à pesca
________________________
4. São cidades fenícias, exceto:
a) Larsa
b) Biblos
c) Sidon
d) Tiro
e) Ugarit
______________________________
5. No reinado de Dário o império persa atingiu sua extensão marítima. Para cuidar dos domínios, foi criada uma complexa organização administrativa. O império foi dividido em províncias, chamadas:
a) sátrapas
b) Cambises
c) Biblos
d) Chipres
e) Sidons
Respostas das questões:
1. D | 2. A | 3. C | 4. A | 5. A
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES SOBRE O IMPÉRIO BIZANTINO
MUITO BOM O CONTEÚDO DAS QUESTÕES,PRÁTICO E BEM ABRANGENTE.
ResponderExcluirExcelentes questões! Parabéns!
ResponderExcluirAAAmmeiiiiii tudooo de booommmmm vouu passssaarrr ppaaarrraaa oosss mmeeuuu allluunooosss
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir