PRÉ HISTÓRIA


PRÉ HISTÓRIA
As fases da Pré-História, cultura e arte pré-histórica, Paleolítico ( Idade da Pedra Lascada ), Mesolítico, Neolítico (Idade da Pedra Polida), a vida dos homens das cavernas, nômades e sedentários, origem da agricultura, arte rupestre, resumo

Introdução
Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Evolução do Homem na Pré-história (principais espécies)
- Australopithecus
- Pithecanthropus erectus
- Homem de Neandertal
- Homem de Cro-Magnon - Homo Sapiens

Paleolítico
O que foi o Paleolítico, ferramentas, Idade da Pedra Lascada, Homens das Cavernas, produção do fogo, características

PALEOLÍTICO

Introdução
O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C (início do Período Neolítico).

Principais características do período Paleolítico:
Fabricação de ferramentas e caça
Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira. A vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes).

Nomadismo
Os homens deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas.

Economia
A economia na fase do Paleolítico era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo. Os bens de produção do grupo (ferramentas, utensílios e outros objetos) eram de propriedade coletiva.

Organização social
Os homens se organizavam em pequenos grupos, cuja liderança era do mais forte e experiente. Aos homens cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.

Comunicação
A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma muita usada de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através destes desenhos (arte rupestre) eles marcavam o tempo, trocavam experiências e transmitiam mensagens e sentimentos.
O fogo
Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

Rituais
No Paleolítico, os homens já realizavam rituais funerários. Arqueólogos encontraram, em várias regiões, potes de cerâmica com restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas. Eram também realizados rituais religiosos com a utilização do fogo.

Hominídeos que viveram no Paleolítico
Australopitecos , Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon.

Mesolítico
História do período Mesolítico, avanços, características do período, domínio do fogo, desenvolvimento da agricultura, Pré-história

MESOLÍTICO

Introdução
O período Mesolítico é uma fase intermediária da Pré-história entre os períodos Paleolítico e Neolítico. Esta fase não ocorreu em todas as regiões do mundo, mas apenas naquelas onde a glaciação teve efeitos mais consideráveis. O Mesolítico teve início há, aproximadamente, 10 mil anos atrás e terminou com o desenvolvimento da agricultura.

O Mesolítico foi um período de transição, porém representou grandes avanços no sentido de garantir melhores condições de sobrevivência para o homem pré-histórico.

Principais avanços do período Mesolítico:

- Domínio do fogo: com esta conquista o homem da Pré-história conseguiu espantar os animais selvagens que lhe representavam perigo. Foi possível também esquentar e iluminar a moradia, além de possibilitar o consumo de alimentos e carne cozida ou assada.
- Domesticação dos animais: possibilitou garantir uma reserva de alimento para o momento que houvesse necessidade, eliminando a dependência da caça.
- Desenvolvimento da agricultura: com este avanço, o homem da Pré-história deixou de ser nômade para ser sedentário. Diminuindo a dependência da natureza, a agricultura garantiu maior quantidade de alimentos.
- Divisão de trabalho por sexo: os homens ficaram responsáveis pelo sustento da família e segurança do local, enquanto às mulheres cabiam as funções de cuidar dos filhos e da organização da habitação. Esta divisão de trabalho melhorou a organização social na Pré-história, favorecendo o desenvolvimento das famílias.
Início das sociedades
Muitos historiadores e antopólogos defendem a idéia de que as raízes da primeiras sociedades camponesas estavam presentes nas comunidades de coletores e caçadores complexos do período mesolítico.

Neolítico
O que foi o neolítico, sedentarismo, desenvolvimento da agricultura, domesticação de animais, formação das
primeiras comunidades, divisão do trabalho, economia de trocas, idade da Pedra Polida

NEOLÍTICO

Introdução
Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida foi a fase da pré-história que ocorreu entre 12 mil e 4 mil AC. O início deste período é marcado com o fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia).

Entre as principais características do Neolítico, podemos citar:

- Desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes.

- A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) também colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.

- Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa). Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades). Estas primeiras comunidades desenvolviam-se às margens de rios e lagos. Além de suprir as necessidades básicas, a água assumia uma nova função na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio.

- Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.

- Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.

- Com o aumento da produção ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.

- Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade.

- Ocorreu também, no Neolítico, um significativo desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais.




Indicação de filme sobre o tema:
- A Guerra do Fogo
Ano: 1981
Direção: Jean-Jacques Annaud
Gênero: Drama, Aventura
Temas: produção e importância do fogo na Pré-História, vida de grupos de hominídeos

51 comentários:

  1. Muito Bom!

    É um texto muito educativo,interessante muito bom mesmo..


    Parabéns!!

    Professor:Spezia --*

    ResponderExcluir
  2. eu entendi que o homem pré-histórico teve seus períodos de evolução através da história e que isso demorou milhares de anos para acontecer! A cada fase da sua evolução ele aprendia novos métodos de sobrevivência e domínio da natureza, sua cultura e suas habilidades de criar novas coisas como armas para caçar e se defender ou objetos como jarras, pratos, vasilhas se desenvolveu até chegar na época da História, propriamente dita que se incia com o incio da escrita!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que no periodo paleolitico foi o periodo da pedra lascada

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi q a Pré-História teve seu periodos,cada vez evoluindo mais...
    Isso levou milhares de anos pra acontecer,o homem foi aprendendo cada vez mais formas de sobreviver,consiguindo com isso aprender a sobreviver na natureza,ou seja,o homem começou a dominar a natureza...
    Suas formas de sobrevivencia eram impressionantes!

    ResponderExcluir
  7. Damaris Spiecker 1 03
    entendi que o homem teve sua evolução como o australopithecus, homo habilis, homo erectus, homo neandertal e o homo sapiens.
    também teve o período paleolítico o descobrimento do fogo, mesolítico domínio do fogo e o neolítico os sedentários.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Neto, 1° ano 03 - Entendi que as quatro principais espécies humanoides pré históricas foram os
    - Australopithecus
    - Pithecanthropus erectus
    - Homem de Neandertal
    - Homem de Cro-Magnon - Homo Sapiens
    viveram num período anterior a 4000 a.c. suas eras foram dividas entre fases Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Paleolítico: Idade da Pedra Lascada. Mesolítico: Domínio do fogo e da agricultura. Neolítico: A idade da pedra polida.

    ResponderExcluir
  9. Daniel Berwig, 1º03
    Eu entendi que no paleolítico mais conhecido como idade da pedra lascada,
    Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc).
    Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita,foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante explica Muito bem a evolucao do homem pré-hitorico atraves de milhares de anos alem de falar de forma resumida pore bem explica de sobre o mesolitico paleolitico e neolitico

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Professor achei muito interessante sobre o Neolítico e entendi que foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases : Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
    Mauricio Wesllei Menon 1º02 (Julius Karsten)

    ResponderExcluir
  13. Amanda Larsen - 103
    Eu entendi que no Período Paleolítico é a era histórica mais extensa da humanidade: abrange por volta de 3 milhões de anos atrás até cerca de 10.000 a.C. . Foi nesse período que os grupos humanos começaram a utilizar utensílios de chifres de animais ou de rochas para desenvolverem a caça e se protegerem de outros grupos nômades, formando objetos pontudos - ou lascas - que deu margem para que essa era também ficasse conhecida como Idade da Pedra Lascada.

    ResponderExcluir
  14. Leticia Aparecida da Silva 1-01 Podemos dizer que a pré história se fez antes da escrita, portanto anterior há 4000 a.c., onde se desenvolverá a escrita os sumérios, aonde o ser humano passou a se desenvolve, e Com isso inventar objetos e soluções apartir de suas nessecidades, ao mesmo tempo desenvolver sua Cultura que pode ser dividida Em três partes: paleolitico, mesolitico, e neolitico. E suas evoluçoes são: - Australopithecus. -Pithecanthropus erectus. - Homem de neandertal. - Homem de cro. Magnon - Homo sapiens. Onde Eu poderá entender que a Cultura Paleolitica: É conhecida como idade da pedra lascada, que foi de 2 MILHÕES a.c. ate 10.000 a.c,aonde se destaca a fabricação de ferramentas a caça como machados, lanças e etc.. e Neste periodo a vida era através da caça,pesca e coleta de alimento, Neste período os homens eram nomade, andavam Em pequenos grupos e sua grande descoberta foi o fogo.

    ResponderExcluir
  15. eu entendi que o homem na pré historia teve seus períodos de evolução e que demorou milhares de anos para acontecer! E que a passagem do paleolítico para o neolítico foi através da revolução agrícola.

    Gabriel Fernando Fagundes = 1º03

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Larissa Monteiro 1-01 Professor eu gostei muito achei super legal kkkkk
    gostei mesmo :p

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.
    O ser humano desenvolveu, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida, inventando objetos e soluções a partir das necessidades e ao mesmo tempo desenvolveu uma cultura muito importante

    Abel Alves Junior 1º03

    ResponderExcluir
  19. Larissa Monteiro -1-01 10 de maio de 2015
    Eu entendi que na pré-historia foi um momento de evolução,de coisas boas, também entendi que no paleolítico eles usavam os utensilio como, chifres de animais ou de rochas para desenvolverem a caça e se protegerem de outros grupos nômades, formando objetos pontudos - ou lascas - que deu margem para que essa era também ficasse conhecida como Idade da Pedra Lascada..

    ResponderExcluir
  20. albonir oliveira 6 02 , eu entendi isso sobre o período paleolítico ,Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes.Eu entendi isso sobre o período neolítico,
    Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez .Eu entendi isso sobre a pré história,o período que compreende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joao vitor 6 02: eu entendi que na pre historia tinha tres periodos paleolitico idade da pedra lascada;mesolitico, neoliticoidade da pedra polida, no paleolitico nos eramos nomades e fizerao a descoberta do fogo. Mesolitico e intermediario entre os periodos paleoliticos e neolitico.Neolitico desenvolvemos a agricultura e assamos a ser sedentarios que vive em um lugar só foi isso que eu entendi do texto

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Brenda Eduarda Campestrini Cobalchini-6 02-Eu entendi que a Pré-Historia era dividida em 3 períodos: Paleolítico-Pedra Lascada,Neolítico-Pedra Polida e Idade dos metais.Na evolução do Homem na Pré-história,as principais espécies são:
    Australopithecus,Pithecanthropus erectus,Homem de Neandertal,Homem de Cro-Magnon - Homo Sapiens.
    A cada fase da sua evolução ele aprendia novos métodos de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  23. Ola so Gustavo da sexta serie 02 no período paleolítico foi o período das ferramentas idade da pedra lascada homem das cavernas e a produção do fogo no mesolítico aprenderam a dominar o fogo domesticar animais o desenvolvimento da agricultura e a divisão do trabalho por sexo e no neolítico foi praticamente a mesma coisa que o mesolítico

    Em que ano ocorreram estes períodos o paleolítico ocorreu em 2 milhões a.c o mesolítico ocorreu em a 10 mil anos atrás e no neolítico ocorreu entre 12 mil a.c a 4 a.c

    Desculpa pela demora tava sem meu celular

    ResponderExcluir
  24. Amanda Luiza 6°02
    Eu entendi que a Pré historia teve seus períodos de evolução, de coisas muito diferentes e demorou milhares de ano para acontecer.O homem cada veiz foi aprendendo formas para se defender e sobreviver como fazer armas e dominar a natureza..
    No Paleolítico eles eram nomades.
    No Neolítico eles descobriram a agricultura e passaram a ser sedentários
    Idade dos metais os homens começou a fabricar ferramentas exemplo:machado,panelas,vasos,enchadas,facas,lanças e outros objetos..

    ResponderExcluir
  25. Amanda Luiza 6°02
    Eu entendi que a Pré historia teve seus períodos de evolução, de coisas muito diferentes e demorou milhares de ano para acontecer.O homem cada veiz foi aprendendo formas para se defender e sobreviver como fazer armas e dominar a natureza..
    No Paleolítico eles eram nomades.
    No Neolítico eles descobriram a agricultura e passaram a ser sedentários
    Idade dos metais os homens começou a fabricar ferramentas exemplo:machado,panelas,vasos,enchadas,facas,lanças e outros objetos..

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei do texto por que além dele ser educativo ele fala parte por parte da Pré-História.E mostrando que tudo ia sempre evoluindo mais,e nesses milhares de anos o homem ia cada vez mais aprendendo a lidar com a natureza e foi assim que ele começou dominar ela.
    Jhenifer 6 ano 02

    ResponderExcluir
  27. Vinícius Lorenzi Soares 1°02
    Entendi que o fóssil mais antigo do Brasil foi a Luzia, ela viveu no Brasil por volta de 11.500 atras.
    Também entendi que no paleolítico eles usavam os utensilios para desenvolverem a caça.
    O periodo paleolitico foi chamado de idade da pedra lascada e o periodo neolitico foi chamado de idade da pedra polida.
    A pré história, foram alguns anos de evolução.
    O periodo neolitico conteve, sedentarismo, desenvolvimento da agricultura, domesticação de animais, formação das primeiras comunidades, divisão do trabalho, economia de trocas.

    ResponderExcluir
  28. eu entendi que a pré-história ocorreu em dois períodos, o período Paleolitico e o Neolitico. No período paleolitico ele era chamado de Pedra-lascada e foi neste período que o ser humano fez a descoberta do fogo. O período do Neolitico foi da pedra polida, características do Neolítico: desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Aprendi que um dos fóssil mais antigo do Brasil é a Luzia ela foi descoberta a mais ou menos 11.500 anos atrás. E também houve o período Mesolítico que ocorreu em algumas regiões do mundo durante a pré-história, mas isso não ocorreu em todos as regiões do mundo.
    Daniel Stein 1°2

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Mateus Carvalho 102
    Pré-História se caracteriza como período de evolução, principalmente humanas, nesse período existiram muitas espécies humanas, e com o passar dos anos foi se evoluindo, não só sua fisionomia como inventando e construindo objetos, tanto de caça quanto pra seu dia a dia, como facas,machados, vasos, lanças entre outros. Seus principais períodos foram Paleolítico e o Neolítico.

    ResponderExcluir
  31. Eliel Marcos Dreher 1°02
    eu entendi que no paleolítico, foi a idade da pedra lascada , nessa fase criaram varias ferramentas importantes para ajudarem eles .. e tambem foi a descoberta do fogo que ajudou muito eles
    mesolítico , ocorreu vários avanços , também eles dividiram o trabalho pelo sexo
    neolítico , desenvolveram a agricultura , tambem desenvolveram as praticas religiosas ,culturas e artesanais .

    ResponderExcluir
  32. comentario por : isabella mariano cardoso turma : 102 periodo : noturno
    com este comentario eu aprendi as seguintes coisas :
    # com a pré historia : a evolução do homen na pré historia e as suas principais especies .
    # sobre o paleolitico : eles eram nomades , e ja tinham uma organização social ,economia, comunicação , fogo e rituais .
    #sobre o mesolitico : seus principais avanços : dominio do fogo , domesticação dos animais , desenvolvimento da agricultura e divisão do trabalho por sexo etc.
    #sobre o neolitico : eram sedentarios , ja começaram o desenvolvimento da agricultura , domesticação dos animais , comuniades, divisão dos trabalhos a serem feitos , economia de troca , idade da pedra polida .
    achei este comentario muito educativo ,pude aprender diversas coisas de um modo muito pratico facil e acessivel !
    meus parabens professor spézia !

    ResponderExcluir
  33. Jackeline teixeira 1-02

    Entendi que a pré-história foi um periodo muito importante pois foi o aparecimento da escrita e tbm porque conseguiram vencer as barreiras impostas pela natureza.
    E foram muito inteligente pois conseguiram soluçoes praticas para os problemas da vida.
    E paleolitico que fabricou o primeiro utensilio uma das fases importantes para pré-historia ,
    e o neolitico periodo que foi marcado por varias caracteristica entre uma das pricipais o desenvouvimento da agricultura.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Natiely Keity 1-03
    Eu entendi que a pré-história foi dividida em dois períodos importantes,o paleolítico e o neolítico. No paleolítico conhecido como pedra lascada, eram nômades, usavam ossos, madeira e pedra para fazer suas ferramentas, outra descoberta deste período foi o fogo. O período neolítico foi marcado com o fim das glaciações e termina com o desenvolvimento da escrita. Suas principais características eram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais.

    ResponderExcluir
  36. William Barboza 1º02

    To nervoso porque já perdi minha primeira publicação, mais vamo lá, fé em Deus

    Foi muito bom para ver as diferenças entre os antigos períodos neolítico e paleolítico, como as coisas eram mais difíceis naquela época

    Os trabalhos era mais divididos de acordo com idade e sexo da pessoa, e os homens ficavam com os trabalhos um pouco mais complicados

    Também aprendi da evolução do homem, como eles foram aprendendo novas coisas, novos trabalhos, novas ferramentas e novas descobertas como o fogo

    e é isso vlw flw, até a proxima!! Um beijo no coração, abraço na canela, chute no pescoço e Fuuuuuuiii

    ResponderExcluir
  37. Muito bom !!! Eu aprendi que a pre historia foi um período de evoluções e muitos acontecimentos... A pre historia teve dois períodos o paleolítico e o neolítico (pedra lascada e pedra polida)
    Paleolítico: (2 milhões a.c. ate 10 000 a.c.) descoberta do fogo , fabricação de utensílios e os homens eram nômades ( Que se deslocavam de um local para o outro).
    Neolítico: (12 mil ate 4 mil a.c.) sedentarismo , surgimento da agricultura e domesticação de animais.

    Kaleby Bortoncello 102

    ResponderExcluir