PRIMEIRA GRANDE GUERRA

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.

Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.

Causas
Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. O países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvido uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.

Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.

Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.

A Guerra
Com a guerra tendo iniciado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.

Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.

Todos esses ataques fez com que em pouco tempo a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.

No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.

A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

Resumo das consequências da Primeira Guerra Mundial
A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:

Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
Fragmentação do império Austro-Húngaro
Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
Divisão do império turco após 200 anos de decadência
Aumento do desemprego na Europa

84 comentários:

  1. Kemily Emanuele Silva da Costa 9° 02
    Bom,o que se da a entender é que o pré guerra foi marcado de disputas territoriais e de poder para decidir quem era o melhor e todos,países da Aliança ou da Entente. O assassinato do arque-duque Francisco Ferdinando foi apenas o estopim para algo que já estava prestes a explodir.
    Quando teve inicio,a primeira grande guerra,Aliança contra Entente,a entente saiu em vantagem,o que acabou levando a guerra das trincheiras que pode ser conciderado a parte mais triste da Guerra. Tudo mudou em 1917,quando a Russia teve que se retirar da Guerra e em seu lugar entrou os EUA. Com seu exército cansado,abatido e praticamente derrotado,Aliança se ve num beco sem saída,pois EUA entrou com força total,e derrota Aliança.
    O pós Guerra é marcado pelo tratado de versalhes,assinado em 1919 na conferencia de Paris,que beneficiava os ganhadores participantes da Entente e prejudicaa,principalmente a Alemanha; A Guerra gerou concequencias horriveis,mas acima de tudo deixou feridas abertas. Alemanha e Itália levariam essas feridas mais a sério do que todos pensávam e anos dps levararim a segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  2. Andressa Machado da Silva. 9ºano-01.
    No início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo.
    Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. De um lado havia a Tríplice Aliança formada por Alemanha, Áustria e Itália. Do outro lado a Tríplice Entente formada por França, Rússia e Inglaterra.
    Existia também uma rivalidade muito grande entre a França e a Alemanha. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. E os franceses estavam esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
    O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe da Áustria, durante sua visita a Saravejo. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
    Em 1917 a Rússia se retira da Guerra e os Estados Unidos entram ao lado da Tríplice Entente, logo, isso foi um empurrãozinho para que os países da Tríplice Aliança se rendessem.
    Com isso, foi feito o Tratado de Versalhes onde os países perdedores tiveram que pagar altas indenizações.
    E essa Guerra, teve suas consequências; Famílias e futuros destruídos...

    ResponderExcluir
  3. Bom, todos sabemos que a primeira grande guerra não iniciou apenas pelo atentado ao príncipe Francisco, em Sarajevo mas que isso foi sim o estopim da guerra um dos outros fatores foi pela má divisão de terras africanas,pela disputa do mercados consumidores, pela corrida armamentista, foi também pelo fato da Alemanha ter humilhado a França,após ter tomados as terras da Alsácia-Lorena em outra guerra (a guerra Franco Prussiana) etc.
    Podemos perceber que durante a guerra a tríplice entente formada por França, Rússia e Inglaterra esteve em vantagem na guerra por muito tempo, um dos motivos que também ajudou-a a vencer a guerra foi a saída da Rússia e a entrada dos E.U.A com o exército completamente revigorado com armas de fogos muito boas, o que prejudicou muito a tríplice aliança formada por Alemanha, império Austro-Húngaro e Itália, que já estava com os os seus soldados fracos ou doentes pelo tempo passando nas trincheiras, onde suas necessidades básicas eram feitas ao ar livre, com uma contaminação ou facilidade de adquirir doenças muito maior; uma curiosidade é que o Brasil mandava enfermeiras para os batalhões da tríplice entente. Com tudo a guerra teve mais de 20 milhões de mortos, ao final da guerra os países vencedores criam o tratado de Versalhes (que de certa forma, por ter sido rigoroso de mais com certos países principalmente a Alemanha, apenas fez com com os perdedores ficassem com mais raiva, ao invés de promover a paz.) onde a Alemanha teve que se responsabilizar por toda a guerra, pagar uma multa ao vencedores, perdeu pedaços de suas terras,devolver as terras da Alsácia-Lorena a França. No fim da guerra muitos impérios deixaram de existir por exemplo: o Otomano, Austro-Húngaro (uma parte se tornou-se Áustria e a outra parte Hungria)...

    ResponderExcluir
  4. Carlos Eduardo Lopes 9° 03
    eu entendi que os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
    Em 28 de Junho de 1914 o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono Império Austro-Húngaro e sua esposa Sofia, foram assassinados em Sarajevo. A conspiração envolveu um estudante sérvio que fazia parte de um grupo que atuava em conjunto com o grupo chamado Mão Negra . Mas a causa não foi a morte de Francisco Fernando, sendo esta apenas a "gota de água".
    mais o que demorou mais foi as trincheiras.os soldados ficavam muito tempo brigando por um pedaço de território.
    no combate também houve que as mulheres ficaram trabalhando nas indústrias como empregadas em quanto os homens foram pra guerra .
    em 1917 os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores.
    em 1918 teve a gripe espanhola (chamada de gripe dos três dias )faltaram caixões para tanta gente . até hoje não se sabe como a gripe se espalhou tão rápida
    Em 1919 foi criada a LIGA DAS NAÇÕES para garantir a paz mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu entendi pelo texto é que a primeira grande guerra ocorreu por causa das disputas de territorios , uma da causas mais importante é que O países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército tambem com o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, os europeus fizeram aliancas .como triplice intente e triplice aliança como fim da guerra a Alemanha teve que reduzir seu exercito , devolver suas colonias e pagar o custo de toda a guerra .

      Débora Ribeiro dos Passos da Costa 3º 01

      Excluir
  5. Gabriel lima 9º 03
    Bom,entendi que com essa disputa pelo mercado mundial,surgiu o primeiro sinal de uma grande guerra vindo pela frente.Entao o país da Europa começou a se preparar investindo em em almas e tecnologias de guerra, foi desenvolvido uma política conhecida como (política de alianças) então os países europeus se dividiram em dois grupo que iriam dar início a guerra foram divididas em dois lados a Alemanha, Itália e Austro-hungaro q ficaram com a tríplice aliança e a Rússia, França e Inglaterra ficaram ao lado da tríplice entente.
    Uma das causas da guerra foi a morte do príncipe Francisco ferdinando.
    Com esses ataques fez com que pouco tempo a tríplice entente tivesse dominado todos os países alemães .
    Então no meio da guerra a Rússia decidiu sair da guerra por causa de um comunicado q tinha recebido q seu país estava sendo atacado, então o E.U.A com seu exército decidi entrar na guerra ao lado da tríplice Entente.
    Então a tríplice entente consegue ganhar a guerra e acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição .
    Então foi feito o tratado de Versalhes q eram os países derrotados fazendo com q a Alemanha reduzisse seu exército.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rússia não se dividiu, apenas virou Socialista, quem se dividiu foi a Alemanha, obs: Estudar Mais

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Jenifer Lorayne Velasco 9°02
    Bom eu entendi que a grande guerra não começou só pela morte do príncipe Francisco , isso foi só uma isca para tudo começar pelos fatores da má divisão das terras africanas , pela disputa dos mercados dos consumidores , quanto mais os países europeus se industrializavam maior ficava a disputa entre eles .
    Esse clima provou uma forte tensão pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais , Com tudo isso foram surgindo os primeiros sinais da grande guerra , Foram assinados acordos militares que dividiriam os países europeus em dois blocos que dariam inicio a guerra ,a tríplice aliança e a tríplice entente.
    Já existia um revanchismo entre a França e Alemanha pois no final do século XIX durante a perda da Alsácia-lorena para os alemães , Com a guerra tendo iniciou os primeiros ataques foram no continente africano e no oceano pacífico pois avia colônias e territórios ocupados pelos europeus .Com todos esses ataques fez com que em pouco tempo a Tríplice entente estivesse dominando todos os territórios alemãs e oceânicos .
    Em 1917 os Estados Unidos entrou na guerra eles ficaram ao lado da tríplice entente ,já que tinham acordos comerciais,isso foi crucial para a vitória da entente , que forçou os países derrotados a assinarem a rendição .Dai então foi assinado o tratado de versalhes que impôs a restrições aos países derrotados, fazendo com que Alemanha reduzisse seu exercito e teve também a devolução de alsácia-lorena a frança e pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores .
    Principais consequências da grande guerra : famílias destruídas cerca de 10 milhões de mortos , divisão do império turco apôs 200 anos de decadência e o aumento do desemprego na Europa .

    ResponderExcluir
  8. A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras) foi um conflito bélico mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

    A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a coligação formada pelas Potências Centrais (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano)[1], e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.

    No início da guerra (1914), a Reino de Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colônias africanas, às custas da Alemanha (a Itália já possuía na África: a Líbia, a Somália e a Eritreia). O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial.

    Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam na guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.

    ResponderExcluir
  9. Bom meu nome é Rodrigo ferreira coelho sou do 3º03
    As principais causas que provocaram a Primeira Guerra Mundial; A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Aconteceu entre os anos 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como bela época; sabemos que a primeira grande guerra não iniciou apenas pelo atentado ao príncipe Francisco, em Sarajevo mas que isso foi sim o estopim da guerra um dos outros fatores foi pela má divisão de terras africanas,pela disputa do mercados consumidores, pela corrida armamentista, foi também pelo fato da Alemanha ter humilhado a França,após ter tomados as terras da Alsácia-Lorena em outra guerra (a guerra Franco Prussiana) etc.
    Consequências da primeira grande guerra: Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
    Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
    Fragmentação do império Austro-Húngaro
    Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
    Divisão do império turco após 200 anos de decadência
    Aumento do desemprego na Europa
    Causas que teve: Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegovina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FONTE: Sua Pesquisa. Causas da Primeira Guerra Mundial. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/primeiraguerra/causas_primeira_guerra.html>. Acesso em 08/mai/2015.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ass: Felipe Eff 9º03, mentira ele nem sabe que Europa não é uma país, na verdade Ass: Matheus Ferreira 9º01

      Excluir
  10. Bruna Flores 9° 02

    Entendi que, com as disputas por territórios já estavam aparecendo sinais que uma guerra estava por vir, então os paises da Europa estavam se "preparando" para a guerra, e investiram em tecnologia.
    Então foi desenvolvido acordos militares para dividir os paises europeus em duas partes, sendo a Tríplice Entente e Tríplice Aliança.
    Com a morte do príncipe herdeiro Francisco Ferdinando, Áustria declara guerra a Servia em 1914.
    No inicio da grande guerra, tríplice entente e tríplice aliança, a entente teve vantagem sobre territórios Alemães.
    Em 1917 Estados Unidos entra na guerra ao lado da Entente por medo de perder seus investimentos ma Europa. Com acordos comerciais milionários junto a Inglaterra e França, tríplice entente teve vitória, e já os derrotados deveriam assinar um acordo
    O tratado de Versalhes foi o acordo de paz, onde a Alemanha deveria assinar e cumprir uma serie de exigências sobre a guerra
    Com os acontecidos da guerra teve varias consequências, algumas como desemprego, 10 milhões de pessoas mortas, famílias destruídas e outros fatos...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Caue Kepler Pauli da silva 9°01
    Bom, um do principal motivo da primeira guerra mundial, foi a morte do príncipe Francisco Ferdinando, príncipe do império Austro-húngaro, e outro motivo foi que a rivalidade entre a franca e Alemanha já existia, pois a franca tinha perdido a guerra franco-prussiana para a Alemanha.
    Quando a guera começou foi criada a tríplice aliança e a tríplice entente, a tríplice aliança era composta por Alemanha, império Austro-húngaro e Itália, e a tríplice entente era composta por Russia, Inglaterra e franca.
    Ate ai as duas tríplice estavam equilibradas.
    Mas em 1917 a Russia sai da guerra por questões econômicas, e os estados unidos entra em seu lugar, desfavorecendo para a tríplice aliança.
    Ate que então a tríplice aliança se rende.
    Os países que perderam tiveram que assinar o tratado de Versalhes que era o tratado de paz.
    Então a Alemanha foi declarada culpada, e então teve que pagar serias consequências.
    Com o fim da guerra teve mais de 60 milhões de mortes e muitos desempregos.

    ResponderExcluir
  13. Ketlen Quevedo Cézar
    E.E.B Julius Karsten
    3º03

    Por qual motivo foi declarado guerra?

    Devido a ganância dos impérios que eram de ter cada vez mais territórios e lucros, iam conquistar países mais precários em economia, porém, com mão-de-obra barata e matérias primas: minérios, algodão. Viram que na Ásia e a África a economia era baixa e os países competiam entre si para ter cada vez mais colônias. E também um dos principais motivos teve haver com o assassinato do Príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando.

    Havia rivalidade antes da Primeira Guerra Mundial?

    Sempre houve uma rivalidade econômica entre a Alemanha e a Inglaterra: uma sempre produzindo mais que a outra e vendendo por mais barato. No começo do Séc. XX a indústria alemã produzia mais que a Inglaterra e por ser mais barato os mercadores preferiam os produtos alemães do que os produtos ingleses.

    Por parte da França também havia conflitos, após a derrota da guerra Franco-Prussiana, a França teve que ceder uma parte de seu território para a Alemanha, e desde a guerra a França queria revanche, para ter de novo o que lhe foi perdido.

    Como decorreu a guerra?

    A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato do príncipe e declarou guerra, a Rússia interviu e declarou guerra à Áustria, a Alemanha ficou do lado da Áustria, a França viu uma oportunidade de recuperar o seu território e lutou ao lado da Rússia, a Inglaterra pensou que se conseguissem vencer a Alemanha, ela conseguiria desfalcar a economia alemã e também entrou na guerra ao lado da Rússia.

    A Inglaterra e a França sabiam como a Itália era ambiciosa e lhe prometeram que se caso ganhassem a guerra parte do território francês e inglês seria dela, com a condição que saísse da guerra.

    A Rússia não pôde ir com a guerra até o fim devido a revolução que estava acontecendo em toda a Rússia, que futuramente foi chamada de Revolução Socialista.

    Algum tempo depois os EUA entraram na Tríplice Entente. Os EUA eram espertos, pois, foram para guerra com todo o armamento militar que tinham e mesmo que se perdessem a maioria não teria problema, e desde quando isso é bom? Desde o momento em que eles pedissem indenização para a Alemanha para cada unidade, se tornando assim o pais mais rico do mundo.

    Quais as consequências que a Alemanha teve?

    Foram muitas as consequência, tanto em território como em economia.
    Ela teve que dividir seu território, pagar 269 bilhões de marcos, armamento reduzido e não só na Alemanha como em toda a Europa houve muitas mortes causando assim dor e sofrimento para as famílias dos soldados e também muito desemprego.

    ResponderExcluir
  14. Eu Maria Eloiza entendi que: A Primeira Guerra Mundial aconteceu aconteceu entre os anos de 1914 e 1918.Porem antes entre 1870 e 1914 o Mundo vivia uma grande euforia conhecida Bela época.Os Países ricos demonstravam muito prestigio em festas para passar uma boa imagem mais por trás viviam uma grande tensão.
    Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, foi assassinado pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista armado Mão Negra, que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios.
    As Guerras aconteciam também em trincheiras por longos períodos.
    Em 1917 os Estados Unidos entraram ao lado da Tríplice Entente, porque havia então acordos comerciais a proteger , especificamente com Inglaterra e França. Este ocorrido então marcou a vitória da Entente, obrigando os países da Aliança a assinarem a rendição. Aqueles que foram derrotados foram obrigados a que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve então grande parte do seu exército reduzido, sua indústria bélica foi então controlada,teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena,então obrigada a pagar os prejuízos da guerra para os países vencedores.
    parcialmente cerca de 10milhões de pessoas foram mortas e particularmente os EUA se tornou o país mais rico do Mundo.

    ResponderExcluir
  15. (Juliana Pereira-9 01)
    Primeiramente... Texto muito interessante e de fácil entendimento, pois retrata em partes cada etapa da guerra explicando como aconteceu. Mas encontrei alguns pontos não colocados no texto... Por exemplo, logo após o atentado de Sarajevo, a guerra não foi simplesmente declarada por parte apenas dos países envolvidos no conflito, mas também por seus aliados, querendo defender seus lados, outra coisa não citada foi que o E.U.A. só entrou na guerra após a saída da Rússia na tríplice Entente. Assim que o E.U.A. entrou na guerra houve um desequilíbrio na economia de armamento, fazendo a tríplice Aliança se render, logo que isso aconteceu no tratado de Versalhes, os países vencedores perderam a chance de estabelecer a paz, no momento que colocou várias restrições aos países da tríplice Aliança, principalmente á Alemanha. Para finalizar, deu-se a entender que durante a guerra houve algumas surpresas, desagradáveis para alguns países, como no caso dos que se renderam as tantas restrições, e também a morte de milhões de pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Stefhani Spredemann Da Rosa 3º01
    A primeira grande guerra foi um marco na história ,pois mudou muita coisas para os países participantes,principalmente aos perdedores,mas mesmo assim são países que cresceram mais do que muitos outros países.
    Acredito que o que mais importa não foi o que aconteceu durante a guerra mais o que aconteceu por causa dela,o que aconteceu depois dela.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Janaina Nunes Schumel 304
    A primeira grande Guerra já estava prevista a muito tempo. O assassinato de Francisco Ferdinando foi a junção de tudo o que já estava acontecendo gerando a Guerra Mundial.
    Era a disputa entre a Tríplice Aliança e Entente, e em 1917 a Rússia saiu da Guerra dando lugar aos EUA que entrou com força total e ao lado da Entente derrotou a Tríplice Aliança.
    Com o Tratado de Versalhes a Alemanha foi a mais prejudicada pois teve que arcar com todos os gastos da Guerra ficando literalmente "quebrada ". Já os EUA enriqueceu com a venda de armamentos para o confronto. No final as principais consequências da Guerra foi os milhões de mortos e impossibilitados e os EUA como a maior Potência Mundial.

    ResponderExcluir
  19. O que eu entendi é que a Grande Guerra não aconteceu somente devido ao assassinato do príncipe Francisco Ferdinando e sim que já era um desentendimento antigo provocado pelos constantes crescimentos econômicos dos países mais industrializados e a concorrência que isso gerou.
    É de fato que a ''política das alianças'' foi criada com o intuito de fortalecer os países aliados que tinham interesses em comum e que a entrada dos EUA foi o que deu fim a guerra fazendo a Tríplice Entente vencer e obrigando os derrotados a se renderem.
    Enfim, tudo isso resultou no surgimento e desaparecimento de alguns países bem como na morte de milhões de pessoas e famílias destruídas. Também foi o o que fez dos EUA o país mais rico do mundo.

    Gabriely Moura 3°03

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex 902 : Europa não é um país

      Excluir
    2. Matheus 901: Não adianta apaga o comentário

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Reprovado por saber que Europa é um continente e não um país?

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Alan Neves 902
    A guerra começou muito pela disputa de terras,mas também pela morte do Francisco Ferdinando,na guerra existia dois grupinhos a tríplice entente e a tríplice aliança.
    Na guerra houve 3 paradas para o natal,emprestar cigarro, e futebol.eles usavam muitos tipos de armas,mas a que eu mais prestei atenção foi que eles pegavam gatos colocavam bomba e jogavam no campo inimigo.
    O EUA entrou na guerra,ele sabia que podia faturar muito e faturou,no fim a tríplice entente ganhou a guerra e fizeram o tratado de Versalhes,que a Alemanha deveria pagar o prejuízo dos outros países entre outras coisas.
    E se não tivesse havido a guerra ? As mulheres sairiam pra trabalhar ? O mundo seria tão tecnológico ? O EUA seria essa potência que é hoje ?

    ResponderExcluir
  22. Professor, José Dionísio Spézia, favor não escrever Primeira Guerra Mundial, pois se trata da Primeira Grande Guerra, Trate de Estudar mais, Ass: Matheus Ferreira

    ResponderExcluir
  23. Deu a entender que no começo da guerra eram muitos disputados os territórios, devido a essas disputas acirradas foi dando cada vez mais início a 1 grande guerra nesse tempo então, Europa vinheram a começar, a investir mais em tecnologia também logo na quele tempo avia sido criado uma politica um tanto diferente que era formada por dois blocos europeus.Pelo o que vim a entender a guerra havia mostrado indícios quando os países brigavam por territorios porem veio a começar com o assassinado do
    principe francisco no dia que fazia uma visita a saravejo por um jovem que pertencia a o grupo servio. Acho que a guerra depois disso não tomou Muitos rumos bons logo depois E.U.A entra na guerra, lembrando também que o estados unidos se deu muito bem pois lucrar muito na guerra pois produziu muitas armas e vendeu para outros países.A guerra então teve muitas consequência como milhões de mortos fazendeiros com seus como milhões de mortos fazendeiros com seus campos totalmente destruídos e os países que havia perdido a guerra sendo endividados pois havia sido feito um acordo que quem perde se a guerra iria arcar com os prejuízos de quem avia ganhado.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Alex 902 : A guerra se deu inicio pelo neocolonialismo e a grande disputa por terras, desencadeando diversos conflitos, foi necessário apenas o assassinato do herdeiro Austro-Húngaro para dar inicio a guerra, a grande guerra era dividida por 2 blocos, a Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia) e a Tríplice Aliança (Itália, Alemanha e Áustria-Hungria) algum tempo depois Itália retirou-se da guerra por promessas de terras, os EUA entrou ao lado da Tríplice Aliança por que temia a perda de seus investimentos na Europa, e a Rússia saiu pois estava ocorrendo a revolução russa. Depois disso a Tríplice Aliança ganhou a guerra, EUA se tornou uma enorme potência graças aos enormes lucros na guerra, Alemanha ficou endividada e Itália não ganhou suas terras.A guerra foi muito lenta pois os armamentos eram precários aumentando o tempo de guerra, e algo que poucos sabem é que animais foram utilizados como equipamentos bélicos.Ao contrário do que muitos pensam a guerra não é algo para se comemorar já que houveram muitas mortes e destruição, talvez um dos maiores desafios da humanidade seja resolver seus problemas em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. **O EUA entrou ao lado da Tríplice Entente que no fim ganhou a guerra.

      Excluir
  26. Nas tragédias do século XX a grande guerra é considerada a que mais afetou a humanidade com 22 milhões de mortos entre 1914 e 1918, antigos impérios foram destruídos, e pessoas acreditavam que a Guerra não teria fim.
    Um dos motivos para o inicio da grande guerra, foi a morte de Francisco Ferdinando príncipe austro-húngaro seguido pela disputa colonial, nacionalista, concorrência econômica e imperialismo.
    A primeira grande guerra teve três fases.
    Primeira Fase (1914 e 1915) Marcada pela movimentação das tropas e equilíbrio entre as forças rivais, onde havia pequenos conflitos para a disputa do melhor local para eles se instalarem para assim dar inicio a Guerra.
    Segunda Fase (1915 á 1917) com guerra das trincheiras, e a descoberta de um armamento mais forte, a utilização de submarinos e aviões.
    Terceira Fase (1917 á 1918) a entrada dos EUA ao lado da França e da Inglaterra e derrota da Alemanha: A Alemanha causou o afundamento de um navio dos EUA pois alegavam que neste possuía armamentos e mantimentos para o grupo rival, então os EUA entro na guerra para a Tríplice Entente com soldados e armamentos novos enquanto os demais já estavam “destruídos”. Rússia sai da guerra.
    Tríplice vencedora foi a Entente que criou o tratado de Versalhes na França no Palácio de Versalhes, esse tratado impôs severas penas sobre Alemanha sendo uma delas pagar cerca de 33 milhões á tríplice vencedora.
    Vale lembrar que o Brasil l participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.
    Thayse Corrêa 304

    ResponderExcluir
  27. Alessandra de Avila Silveira 3º01
    A primeira Grande Guerra não ocorreu somente pelo assassinato do príncipe Francisco Ferdinando,mas sim pelas disputas que haviam ocorrendo a muito tempo entre os países.
    Com isso foi criada a politica das alianças que era um fortalecimento maior entre os países aliados,havia a Tríplice Aliança que era constituída pela Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro e do outro lado a Tríplice Entente constituída pela Rússia,França e Inglaterra. Porém o EUA decidiu entrar na guerra e acabou vencendo com a Tríplice Entente e obrigando os derrotados a se renderem, com isso se tornou o pais mais rico do mundo.
    Com todos estes acontecimentos a Grande Guerra gerou inúmeras consequências como a morte de milhões de pessoas,centenas de crianças órfãs e famílias destruídas,surgimento de alguns países e desaparecimento de outros e o aumento do desemprego na Europa.


    ResponderExcluir
  28. Matheus Ferreira 9º01

    Os motivos da Primeira Grande Guerra começaram muito

    antes da Guerra em sí, pois quanto mais os países se

    desenvolviam industrial e economicamente mais eles

    lutavam entre sí por territórios e recursos, todavia, eles ainda

    não demonstravam a disputa que havia entre eles, fingindo

    sempre que nada estava ocorrendo.
    Mas com a disputa crescendo pelo espaço dentro do

    mercado mundial, as disputas foram ficando cada vez mais

    claras, de forma que ficava mais difícil esconder o desafeto

    de alguns países, entre eles disputas já antigas como a

    derrota sofrida pela França no fim do século XIX pela disputa

    dos territórios de Alsácia-Lorena contra a Alemanha e o

    desgosto que a Sérvia tinha sobre o domínio Austro-Húngaro

    em suas terras.
    Em 1914, com o assassinato do Princípe Francisco

    Ferdinando, pelo jovem membro do grupo Mão-Negra

    (Grupo Sérvio contrário a invasão da Região dos Balcãs). O

    Império Austro-Húngaro insatisfeito coms as ações tomadas

    pela Sérvia contra o jovem criminoso, declarou guerra à

    Sérvia em 28 de Julho de 1914.
    A guerra foi divida, basicamente, em dois blocos, da Tríplice

    Entente (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e a

    Tríplice Aliança (Inglaterra, França e Rússia).
    Após seu desenrolar de muitas lutas e batalhas, o Estados

    Unidos acaba lucrando muito com a venda de armas para

    ambos os lados, mas, a Rússia acaba tendo que sair da

    Guerra por causa de uma Guerra Civil que estava

    acotecendo. Então a Itália aceita um acordo de terras em

    troca de sua saída na guerra, mas, então o Estados Unidos

    entra na Guerra no lado da Tríplice Entente, por motivos

    comerciais que envolviam Inglaterra e França, o que virou

    completamente a Guerra a favor da Tríplice Entente, que

    logo após, em 1918 é finalizada a Guerra.
    Então, feito o Tratado de Versalhes, que impôs diversas

    restrições aos derrotados, além de lhe cobrar uma dívida

    milionária, cobrindo o valor dos prejuízos da guerra dos

    países vencedores.
    Terminando assim a Primeira Grande Guerra, com o

    resultado de cerca de 10 milhões de mortos, países

    devastados pelos estragos da guerra e um alto número de

    taxa de desemprego na Europa.

    Nesta incrível sessão onde descobrimos que a Europa é um país e a importância de se ter boas fontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não se esquece de nunca fazer um texto no Bloco de Notas

      Excluir
  29. Nátali Schrammel Goulart- 9°01
    A Primeira Grande Guerra deu-se início em 1914.
    Os principais motivos da guerra foram as rixas que ja haviam entre os países europeus, por exemplo a derrota da França pela Alemanha, mas o limite foi a morte do arqueduque Francisco Ferdinando causada pelo grupo extremista Mão Negra.
    A guerra acontecia em trincheiras, muitas vezes cavadas mais de 40 km, e lá os soldados passavam dias. A Europa foi divido em duas: Tríplice Entente e Tríplice Aliança.. estava equilibrada até que em 1917 a Rússia saiu da guerra por motivos internos e entrou o E.U.A para continuar sua venda de armas. Sem condições de se reorganizar, a Alemanha e seus aliados se renderam, se submetendo as condições dos vencedores. Em janeiro de 1919, os vencedores se reuniram para definir essas condições e etc. Fim :D

    ResponderExcluir
  30. Gabriella Morsch 9°02

    Bom, entendi que a guerra não começou só pelo assassinato do Príncipe, mais também por outros fatos como má divisão de terras africanas, disputa por mercado de consumidores e quanto mais os países europeus se industrializavam mais disputa havia entre eles. Assim que aconteceu o atentado ao príncipe a guerra iniciou, tríplice entente contra tríplice aliança. Tríplice entente formada por: Rússia, Inglaterra e França. Tríplice Aliança formada por: Alemanha,Austro-Húngaro e Itália.
    Já existia um revanchismo entre a França e a Alemanha, pois a Alemanha havia "conquistado" um pedaço de terra da França chamado Álsacia-Lorena.
    Em 1917, com a saída da Rússia da guerra por conflitos internos, e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Tríplice Entente, a guerra tomou outro rumo.
    Foi assinado o Tratado de Versalhes como o fim da guerra e também com as exigências impostas aos perdedores, o mais prejudicado foi a Alemanha as exigências impostas a ela foram: diminuir seu exército para 100 mil homens, devolução de Álsacia-Lorena a França, e ao pagamento dos prejuízos da guerra.
    Maiores consequências: mais de 10 milhões de mortos, o desemprego em países europeus.

    ResponderExcluir
  31. Nátali Schrammel Goulart- 9°01
    A Primeira Grande Guerra deu-se início em 1914.
    Os principais motivos da guerra foram as rixas que ja haviam entre os países europeus, por exemplo a derrota da França pela Alemanha, mas o limite foi a morte do arqueduque Francisco Ferdinando causada pelo grupo extremista Mão Negra.
    A guerra acontecia em trincheiras, muitas vezes cavadas mais de 40 km, e lá os soldados passavam dias. A Europa foi divido em duas: Tríplice Entente e Tríplice Aliança.. estava equilibrada até que em 1917 a Rússia saiu da guerra por motivos internos e entrou o E.U.A para continuar sua venda de armas. Sem condições de se reorganizar, a Alemanha e seus aliados se renderam, se submetendo as condições dos vencedores. Em janeiro de 1919, os vencedores se reuniram para definir essas condições e etc. Fim :D

    ResponderExcluir
  32. Patrick Deretti 9°01
    A guerra não foi só iniciada por causa do assassinato de Francisco Ferdinando isso foi apenas o estopim, mais antes da grande guerra existia grandes conflitos por causa de territórios que não foram divididos corretamente e também o aumento da tecnologia dos europeus, eles tiveram um grande avanço nas indústrias. Isso não acabou muito bem pois quanto mais o comércio crescia mais eles brigavam, acabou em conflitos entre eles. Mais não era só isso também tinha o conflito da Alemanha e França que tinham uma rixa pelos territórios da Alsácia-Lorena.
    O primeiro ataque foi em 10 de agosto na África do sul. A tríplice Entente em pouco tempo dominou todos os territórios Alemães, pouco tem depois os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Entente, o Estado Unido queria aumentar suas vendas de armas e também porque a Rússia avia saído da guerra.
    Depois que a guerra acabou não restou nada além de destruição e mortes, com a vitória da Tríplice Entente os países perdedores foram obrigados a assinar o tratado de Versalhes que dava a eles punições pela sua derrota na guerra, uns dos países mais afetado pelo Tratado foi a Alemanha que teve várias consequências, teve seu exército diminuído e pagou despesas da guerra. É claro que depois do Tratado não houve paz.

    ResponderExcluir
  33. Amanda Cristina Xavier 9º02
    Oque se deu a entender foi que no início havia uma divisão de países euroupeus da qual tinha duas tríplices, a tríplice aliança na qual os países Alemanha, Austria-Hungria e Itália faziam parte e a tríplice entente na qual os países Rússia, França e Inglaterra faziam parte. A guerra propriamente dita começou com o assassinatato do príncipe da Austria-Hungria Francisco Ferdinando. Alguns dos primeiros ataques foram contra a África e no oceano Pacífico onde havia terras ocupadas pelos países europeus.
    Depois de alguns ataques e domínios, no ano de 1917 a Rússia saiu da guerra e da tríplice entente na qual deu lugar para os EUA entrar já que eles tinham comércios milionários com os países da mesma, a entrada dos EUA foi necessária para a vitória da tríplice entente na guerra, oque acabou fazendo os outros países de renderem.
    Por quase fim houve o tratado de Versalhes que impôs exigências para os países perdedores, sem contar as indenizações que eles tiveram que pagar. A guerra também trouxe muitas consequências como o desemprego, muitas mortes e centenas de famílias destruídas. FIM.

    ResponderExcluir
  34. Cilmara Sousa 903.
    A Primeira Grande Guerra começou em 1914 e 1918 com o assasinato do principe Francisco Ferdinando do imperio Austro Hungaro em Sarajevo, Aústria declarou guerra a Sérvia. A Sérvia contou com o apoio da Rússia que mobilizou o exercito contra a Alemanha e a Aústria. A Alemanha tentava buscar deixar de lado a França (isolar). Quanto mais os países europeus criavam indústrias, comércio maior ficava a disputa entre eles, eles não só queriam dominar a Europa, mas sim mudar, modernizar sua ecônomia ficando por cima de outras nações.Houve também a Triplice Aliança (1882) que era formada pela Alemanha, Aústria Hungria e a Itália, e a Triplice Entente (1907) formada por França, Inglaterra e Rússia.
    Pelo ano de 1917 por aí a Rússia saiu da guerra por motivos de necessidades e aí os Estados Unidos entraram na guerra para continuar a vender mais armas, sem condições da Alemanha e os seus aliados continuarem a guerra eles resolveram se renderem. O tratado de Versalhes, Liga das Nações, teve um acordo em 28 de junho de 1919, o acordo era de paz que foi assinado pelos países Europeus após estar no final da guerra, nesse tratado Alemanha assumiu certas responsabilides e teve que cumprir várias exigênicias feitas pelas nações vencedores principalmente a França e Inglaterra, as exigências eram como por exemplo o reconhecimento da independência da Aústria, a devolução dos territorios da Alsácia Lorena para a França...Como toda guerra, brigas tem consequências essa teve o aumento do desemprego na Europa, o os Estados Unidos passou a se tornar o país mais rico do mundo e mais milhões de pessoas mortas. E por fim os vencedores se reuniram para definir bens, essas coisas aí.

    ResponderExcluir
  35. Chayene Larissa Maximiliano 9° 02
    Dá a entender que após a morte do arquiduque Francisco Ferdinando a guerra tomou uma proporção maior, mas essa não foi uma das únicas razões. Percebendo-se que a guerra estava por vir os países começaram a se preparar e estudar novas tecnologias bélicas.
    Os lados se dividiam na tríplice aliança (Alemanha , Austro-Hungria e Itália) e também na tríplice entente (Rússia, Inglaterra e França). Logo após muitos acontecimentos, ataques a colônias, invasões territoriais, destruições, mortes e outros inúmeros fatos ocorridos, coube ao Estados Unidos entrar na guerra junto da tríplice entente depois da retirada da Rússia.
    Com a ajuda dos EUA a Entente se fortaleceu e saiu da guerra como grande vencedora. Assinando vários tratados, entre eles o de Versalhes, a Aliança foi obrigada a aguentar fortes restrições. Deixando então uma “ferida aberta” pelo lado da Alemanha que sofreu com as graves punições, e também da Itália para qual foi prometida terras ao fim da guerra e que de modo algum recebeu. Tempos depois já havia indícios de que teria outro grande conflito, a segunda guerra mundial.

    ResponderExcluir
  36. Francieli schmeier 902,
    A primeira grande grande se deu início neocolonialismo e a grande disputa por terras ,
    bastou apenas a morte do herdeiro austrio-húngaro para dar início a guerra ela era dividida em dois blocos tríplice aliança e tríplice endente
    Em 1917 a rússia se retirou da guerra por causa da revolução russa , e os EUA entra em conflito ao lado da tríplice aliança porque temia a perda de seus investimento na Europa
    Em 1919 os derrotados tinham que assinar o tratado de versalhes que falava que os derrotados tinham que que pagar indenização para os países vencedores

    ResponderExcluir
  37. Ja havia uma concorrência econômica e armamentista , o fato de Francisco Ferdinando ter sido assassinado foi oque faltava para começar a Guerra .. A guerra começa em 1914 , de um lado a Tríplice Aliança, e do Tríplice Entente.
    Em 1917 a Russia sai da guerra por motivos internos no pais, e entra os Estados Unidos muito bem armado desequilibrando a guerra , e 1918 a guerra tem seu fim , e no tratado de Versalhes a Alemanha assume a guerra .



    Edson Felipe - 3º01

    ResponderExcluir
  38. deu a entender que o estopim da primeira grande guerra foi o assassinato do arquiduque Franscisco Ferdinando príncipe do império o assassinato ocorreu a durante a visita do príncipe a Sarajevo . em 1 de agosto de 1914 o império alemão declara guerra ao império russo , internacionalizando o que ate ali era um conflito regional , dando origem a primeira grande guerra o assassinato do arquiduque chegou aos píncaros a tensão entre varias potencias europeias mais especialmente entre a Servia Ortodoxa e o império Austro Hungaro católico. Em 1917 um fato marca a grande guerra a entrada dos EUA no conflito. Os EUA entraram ao lado da tríplice entente pois havia acordos comercias a defender principalmente com a Inglaterra e a França esse fato marcou a vitória da entente forçando os países assinarem rendição. Em 1919 na conferencia em Paris varias chefes regionais assinaram um tratado chamado de Tratado de Versalhes colocando fim ao confronto e a continuação da paz.

    ResponderExcluir
  39. Sara Raquel 902
    Bom eu entendi que a primeira grande guerra aconteceu devido ao progresso tanto no campo economico quanto no tecnologico dos países ricos que tinham a esperança de poder dominar os países pobres,os países europeus tambem desejavam conquistar mais territorios para,si com a formação da triplice aliança formada por Itália,Alemanha e Império Austro-Húngaro,e a triplice entente formada por França,Inglaterra e Rússia esse ja era o sinal de que ocorreria uma grande guerra o assassinato do principe austrieco Francisco Ferdinando apenas foi uma desculpa para a guerra ser declarada.
    Em 1917 com a Rússia fora da guerra os estados Unidos juntou-se a triplice entente essa união foi o ponto decisivo para os países derrotados assinarem a rendição,o tratado de Versalhes fez fortes exigências como:os países derrotados pagarem prejuizos da guerra aos países vencedores,a guerra trouxe muitas consequências como o aumento do desemprego na Europa e milhões de pessoas mortas e os Estados Unidos se tornou o país mais rico do mundo como é até hoje

    ResponderExcluir
  40. Eduarda Carolina Ribas 902
    Eu entendi que a guerra não se inciou só pela morte do principe Francisco Ferdinando e sim pela disputa de poder entre a triplice entente(Rússia,França,Inglaterra) e tríplice aliança(Alemanha,Austro-Húngria,Itália)com a guerra tendo iniciado um dos primeiros ataques que aconteceram contra o continente africano e no oceano pacifico onde havia colônias e territórios ocupados pelos europeus,a Africa do sul tambem foi atacada pelas forças alemãs,a guerra trouxe algumas consequências exemplo centenas de famílias destruidas e crianças órfãs.FIM

    ResponderExcluir
  41. Eu entendi que desde 1870 até 1914 já havia uma guerra comercial para ver qual país era mais rico, potente e desenvolvido de todos. E o países ficaram assim até 1914 quando ocorreu o assassinato do príncipe e arque-duque do império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, que foi assassinado por um jovem pertencente a um grupo chamado "Mão Negra" que era contra o império austro-húngaro. Insatisfeita com as atitudes o império declarou guerra a Servia. Mas como um tempo antes de anunciar a guerra o países foram "divididos" com a politica das alianças formando a tríplice da aliança que contava com a Alemanha, Itália e o império Austro-Húngaro, e a Tríplice Entende que contava com a Inglaterra, França e Rússia.
    E no ano de 1917 os EUA decidiu entrar na guerra por causa de acordos milionários entre os países da França e Inglaterra, assim se unindo a Tríplice Entende, Essa união foi crucial para a vitória da Entente, o que forçou os países derrotados a assinar o acordo de rendição. o Tratado de Versalhes fez com que os países perdedores impor fortes restrições como, a diminuição das tropas alemãs e devolver o território de Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.
    As consequências foram enormes, além de ter mais de 10 milhões de mortos na guerra, foi a divisão do império Austro-Húngaro, divisão do império Turco, surgimento e o desaparecimento de países e também o desemprego na Europa.
    O resumo da Primeira Grande Guerra foi de que acontecia uma disputa de territórios, comercial e tecnológica, somente para ver qual país era melhor, até que em um momento após o assassinato de Francisco Ferdinando por um grupo Sérvio, Foi a gota d'água para iniciar a famosa Primeira Grande Guerra.
    Trabalho escrito e elaborado por Carlos Erno Lösch do 9 ano 03.

    ResponderExcluir
  42. Ana Paula Mendes 9 02
    Bom,eu entendi q a guerra ja tinha começado antes do assasonato do herdeiro do imperio autriaco.
    Antes os paises estavam em comflito por causa de disputas de terra e por causa das industrializacoes.Entao apos a morte do herdeiro a autria declarou guerra a servia comtando com o apoio da Russia.
    Em 1917 a Russia sai daa guerra por causa da revolusao Russia,e os E.U.A entrarao em cobate au lado da triplice aliança.
    Em1919 ouve uma comferencia em Paris em janeiro,alguns chefs de estados reuniraose para em por pesadas penas aos derrotados assinando assim o tratado de versalhes ...

    ResponderExcluir
  43. Ana Paula Mendes 9 02
    Bom,eu entendi q a guerra ja tinha começado antes do assasonato do herdeiro do imperio autriaco.
    Antes os paises estavam em comflito por causa de disputas de terra e por causa das industrializacoes.Entao apos a morte do herdeiro a autria declarou guerra a servia comtando com o apoio da Russia.
    Em 1917 a Russia sai daa guerra por causa da revolusao Russia,e os E.U.A entrarao em cobate au lado da triplice aliança.
    Em1919 ouve uma comferencia em Paris em janeiro,alguns chefs de estados reuniraose para em por pesadas penas aos derrotados assinando assim o tratado de versalhes ...

    ResponderExcluir
  44. José Augusto Verbinen 3º 03

    A primeira grande guerra aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, mas haviam tensões entre os países envolvidos desde 1870, na Belle Epóque (Bela Época), que foi um período onde os mais ricos e potentes queriam dominar os mais pobres. As tensões iam aumentando junto com a industrialização dos países europeus, assim continuou até um ponto onde eles começaram a guerrear com tudo o que tinham para tentar impedir os outros.

    Causas

    Os motivos da guerra seria a liderança do comércio mundial e o que causou a guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, Príncipe do império austro-húngaro, com esse acontecimento o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia no dia 28 de julho de 1914.
    Antes do assassinato houve uma política de alianças, tendo uma divisão na europa, a Tríplice Aliança com Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro e a Tríplice Entente com Rússia, França e Inglaterra.

    A Guerra
    Após o assassinato causando a declaração de guerra ocorreu:
    29 de julho: Rússia vira aliada da Sérvia e entra em guerra contra Áustria e Alemanha.
    1 de agosto: Alemanha entra em guerra contra Rússia e França
    5 de agosto: Para atingir a França o exército alemão e austríaco invadiram a Bélgica(que ainda estava neutra).
    5 de agosto:Após invasão da Bélgica, Inglaterra entra no conflito.
    Ainda tem 1914: Japoneses declaram guerra contra Alemanha, devido a interesses territoriais. Turquia entra na guerra ao lado da Tríplice Aliança. Neste anos as nações estavam equilibradas, sem nenhuma vitória ou derrota.
    Entre 1915 e 1917 ocorreu a guerra de trincheiras visando apenas movimentação e evitando conflito frente a frente com o rival.
    Durante 1917-1918 Estados Unidos entram na guerra e Rússia sai.

    O Fim
    Com a ajuda dos Estados Unidos a Tríplice Entente ficou superior a Aliança e no começo de 1918 os alemães ficaram isolados, sem condição de continuar a guerra. Em 11 de Novembro de 1918 a Alemanha assinou um acordo de paz muito desfavorável.

    Tratado de Versalhes:
    Alemanha se torna país responsável pela guerra;
    Alemanha perde suas colônias para a Inglaterra, Japão e França;
    Alemanha entrega seu arsenal;
    Proibição à Alemanha de ter marinha ou aeronáutica;
    Alemanha paga indenização de 33 bilhões de dólares em dinheiro aos países vencedores.

    Consequências:
    Famílias destruídas;
    Alemanha Humilhada;
    EUA toma liderança do comércio mundial;
    Aumento de desemprego;
    Milhões de mortos/inválidos.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Daniele Apª Gawlik. 3º03
    Antes do inicio da guerra o mundo estava em um momento de euforia, era um período que a tecnologia estava se evoluindo e a economia crescia bastante. Os pais Europeus estavam muito esperançosos com o seu crescimento, mas fortes tensões viriam fazer com que decorresse a grande guerra, entre os pais que tinham maior poder econômicos crescia uma rivalidade por territórios, pois queriam crescer cada vez mais e essa disputa fez com que fosse surgindo os primeiros sinais da guerra. Os países da Europa começaram a investir em tecnologia para a guerra. Além disso, foi desenvolvida a “política de alianças”. Foram assinados acordos que dividiram os países europeus em dois blocos, A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
    Mas o que acarretou a guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro em Saravejo. O império Austro-Húngaro insatisfeito declarou guerra a Servia em 28 de julho de 1914. Um dos primeiros ataques foi contra o continente africano e no oceano pacífico onde haviam territórios europeus, a Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha e a força naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem e então o Japão invadiu as colônias micronésias e o porto alemão. Todos esses ataques fez com que a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.
    Com a saída da Rússia os Estados Unidos decidiu entrar na guerra em 1917 ao lado da Tríplice Entente esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição. Então foi feito o Tratado de Versalhes impondo aos derrotados fortes restrições, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

    ResponderExcluir
  47. Emily 902
    Tudo começou com uma disputa de terras.
    Por esse fato o príncipe do império Austro-Hungaro foi assasdinado.Isso acabou acosionando uma reação em cadeia a Rússia declarou guerra a Áustria, em seguida Alemanha declarou guerra a Rússia, e os aliados da Rússia declararam guerra a Alemanha.
    Durante a guerra a economia dos paises foi usada para armamentos, gerando morte de mais de 60 milhões de pessoas.
    Dois fatos mudaram totalmente o rumo da guerra a saída da Rússia da guerra e a entrada dos Estados Unidos.
    Rússia saiu devido a revolução russa.
    O Estados Unidos entrou porque temiam perder seus investimentos na Europa.
    Ouve uma reviravolta o Estados Unidos entrou com novos exércitos e muito bem armado, sem condições de continuar a Alemanha e seus aliados se renderam.
    O fim da guerra gerou uma grande crise econômica.
    Após a guerra todos se reuniram para assinar um acordo, Alemanha foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, foi declarada culpada, teve que pagar indenização e foi desmilitarizada ficando só com parte do seu exército.
    Com isso o Estados Unidos enriqueceu as custas da Alemanha deixando com varias feridas abertas

    ResponderExcluir
  48. Julia 903 - Bom a primeira grande guerra em si começou muito antes do assasinato do principe Francisco, por causa das disputas territorias que ja haviam ocorrido, mas esse foi o estopim para começar a primeira Grande Guerra... com isso foram formada a politica das alianças que era um fortalecimento maior entre os países aliados, havia a Tríplice Aliança que era constituída pela Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro e do outro lado a Tríplice Entente constituída pela Rússia, França e Inglaterra, mas por causa de um conflito interno no seu própio país Rússia teve que sair quase no final da guerra dando lugar aos EUA que com certeza alé de jáestarem garantida a vitoria ganharam e muito encima disso. logo após é finalizada a Guerra, foi criado o Tratado de Versalhes, que impôs diversas restriçoes aos derrotados e cobrando dividas milionarias para os perdedores. Os prejuizos e consequencias foram que mulheres tiveram que ir trabalhar no lugar de seus maridos, EUA se tornou o país mais rico do mundo, mas de 10 milhoes de mortos e inumeras pessoas invalidas, fragmentação do Imperio Austro- Hungaro, varios paises novos foram surgidos e alguns desaparecidos e sem contar com a baita da humilhação que cada país perdedor carregou por anos e anos.

    ResponderExcluir
  49. Nome:Francisco Série:9º 03

    Bom, eu entendi que o principe Francisco Ferdinando foi assasinado e essa foi uma das causas de ter começado a guerra, uma das grandes causas de ter começado a guerra foi o neocolonialismo.
    Na guerra existia dois grupos, a triplice entente e a triplicie aliança. Depois de um tempo de guerra a italia saiu e o EUA entrou na triplice entente. EUA tinha uma grande vantagem pois entrou depois na guerra e estava mais disposta. Entao a triplice entente ganhou a guerra.
    Depois da guerra foi colocado o tratado de versalhes, esse tratado fazia com que a Alemanha pagasse seus impostos, que reduzisse seu exercito e tambem tiveram que pagar os prejuizos da guerra aos paises vencedores.
    Os prejuizos da guerra é que muitas familias foram destruidas, muitas crianças orfãs, surgiu os paises e desapareceram outros, e os Estados Unidos se tornou o pais mais rico do mundo.

    ResponderExcluir
  50. Evelyn Carolina Dill 304
    A guerra começa em 1914 até 1918, mais ela não se inicia so pelo assassinato de Francisco Ferdinando, mais também pela disputa de territórios entre paises Europeus.Isso faz com que se inicie a política de alianças com objetivo de defender interesses em comum entre os países criando dois grupos , a tríplice entende composta por Rússia, França e Inglaterra e a tríplice Aliança composta por Alemanha, Império Austro Húngaro e Itália.
    Mas em 1917 a Rússia sai da guerra mas os Estados Unidos entra desequilibra a guerra por ter armamentos e nisso a tríplice entende vence a guerra.
    E em 1918 cria-se o tratado de Versalhes e os países Europeus tiveram que assinar e a Alemanha assume a responsabilidade pelo conflito.

    ResponderExcluir
  51. Thalita Beatriz Kamradt 9°03 - A Primeira Guerra Mundial envolvia alguns fatores que justificavam o início desses confrontos entre países, a disputa por território, a rivalidade anglo-alemã, franco-alemã, russo-alemã, austro-russa e a questão Balcânica. Diante de todo esse interesse formaram-se alianças políticas entre os países com o objetivo de defender interesses em comum. Foram formadas duas alianças, a Tríplice Aliança, que reuniu Alemanha, império Austro-Húngaro e a Itália, e a Tríplice Entende, composta por Inglaterra, França e Rússia. Essa Grande Guerra gerou a morte de mais de 60 milhões de pessoas. Estava sendo uma guerra equilibrada, até a saida da Rússia e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Tríplice Entende ja quando os exércitos estavam muito esgotados, o que causou um certo desequilíbrio nas forças de Guerra a favor da Tríplice Entende. Sem condições de reorganização, em 1918 a Alemãnha e seus aliados rendem-se, assinando o armistício e submetendo-se às condições impostas pelos países vencedores. Sendo assim, uma reunião em 1919 resultou no Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha culpada pela guerra. Por esse tratado a Alemanha perdia todas as suas colônias ultramarinas e parte do seu território europeu para os Francêses, Ingleses e aliados. Também era obrigada a indenizar as potências aliadas pelos danos causados. Depois da guerra ocorreu também que o preconceito sobre o trabalho feminino diminuiu muito, e as mulheres atuaram nas fabricas durante a guerra.

    ResponderExcluir
  52. Thalita Beatriz Kamradt 9°03 - A Primeira Guerra Mundial envolvia alguns fatores que justificavam o início desses confrontos entre países, a disputa por território, a rivalidade anglo-alemã, franco-alemã, russo-alemã, austro-russa e a questão Balcânica. Diante de todo esse interesse formaram-se alianças políticas entre os países com o objetivo de defender interesses em comum. Foram formadas duas alianças, a Tríplice Aliança, que reuniu Alemanha, império Austro-Húngaro e a Itália, e a Tríplice Entende, composta por Inglaterra, França e Rússia. Essa Grande Guerra gerou a morte de mais de 60 milhões de pessoas. Estava sendo uma guerra equilibrada, até a saida da Rússia e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Tríplice Entende ja quando os exércitos estavam muito esgotados, o que causou um certo desequilíbrio nas forças de Guerra a favor da Tríplice Entende. Sem condições de reorganização, em 1918 a Alemãnha e seus aliados rendem-se, assinando o armistício e submetendo-se às condições impostas pelos países vencedores. Sendo assim, uma reunião em 1919 resultou no Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha culpada pela guerra. Por esse tratado a Alemanha perdia todas as suas colônias ultramarinas e parte do seu território europeu para os Francêses, Ingleses e aliados. Também era obrigada a indenizar as potências aliadas pelos danos causados. Depois da guerra ocorreu também que o preconceito sobre o trabalho feminino diminuiu muito, e as mulheres atuaram nas fabricas durante a guerra.

    ResponderExcluir
  53. Bom o texto fala que um dos pontos de inicio foi o assassinato de Francisco Ferdinando. A Àfrica pertencendo ao poder britânico a Alemanha área atacou , A Nova Zelândia como um retorno decidiu se vingar da Alemanha atacando Samoa que pertencia a Alemanha. Com tantos ataques em tão pouco tempo fez a Tríplice Entente dominar a maior parte do território alemão . Os Estados Unidos foi esperto e entra na guerra ao lado da tríplice Entente obrigando aos países derrotados assinassem a rendição. Então foi feito o tratado de Versalhes com uma pena bem severa aos derrotados. Alguns exemplos : os soldados alemães perderam bastante poder de fogo, o território alemão foi dividido como puniçao

    ResponderExcluir
  54. Thalita Beatriz Kamradt 9°03 - A Primeira Guerra Mundial envolvia alguns fatores que justificavam o início desses confrontos entre países, a disputa por território, a rivalidade anglo-alemã, franco-alemã, russo-alemã, austro-russa e a questão Balcânica. Diante de todo esse interesse formaram-se alianças políticas entre os países com o objetivo de defender interesses em comum. Foram formadas duas alianças, a Tríplice Aliança, que reuniu Alemanha, império Austro-Húngaro e a Itália, e a Tríplice Entende, composta por Inglaterra, França e Rússia. Essa Grande Guerra gerou a morte de mais de 60 milhões de pessoas. Estava sendo uma guerra equilibrada, até a saida da Rússia e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Tríplice Entende ja quando os exércitos estavam muito esgotados, o que causou um certo desequilíbrio nas forças de Guerra a favor da Tríplice Entende. Sem condições de reorganização, em 1918 a Alemãnha e seus aliados rendem-se, assinando o armistício e submetendo-se às condições impostas pelos países vencedores. Sendo assim, uma reunião em 1919 resultou no Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha culpada pela guerra. Por esse tratado a Alemanha perdia todas as suas colônias ultramarinas e parte do seu território europeu para os Francêses, Ingleses e aliados. Também era obrigada a indenizar as potências aliadas pelos danos causados.Depois da guerra ocorreu também que o preconceito sobre o trabalho feminino diminuiu muito, e as mulheres atuaram nas fabricas durante a guerra.

    ResponderExcluir
  55. Danielle Vieira Silva, 3°04
    A Primeira Grande Guerra foi um dos maiores acontecimentos da história mundial, tendo seu início no ano de 1914 com o assassinato do príncipe Francisco Ferdinando. Os países europeus que entraram na disputa dividiram-se em duas alianças: a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
    A partir do ano de 1915 foi adotada uma nova forma de batalha que foi a guerra de trincheiras, onde os soldados passavam, muitas vezes, centenas de dias dentro de trincheiras, buscando a conquista de pequenos territórios.
    Em 1917 a Rússia sai da guerra e os EUA entram em seu lugar ao lado da Tríplice Entente com a intenção de não deixar a guerra acabar e, assim, continuar lucrando cada vez mais com a venda armamentista. Podemos dizer que esse foi um ponto crucial para a vitória da Tríplice Entente, em 1918. No ano seguinte foi assinado o Tratado de Versalhes, que impôs diversas condições aos países derrotados.
    Com o fim da guerra fim da guerra vieram também diversas conseqüências como, por exemplo, a morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas e o aumento de desemprego na Europa.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Mateus Dama 3°-03

    A partir dos anos 1870 até 1914 ( inicio da grande guerra) o mundo passou a viver em um estado de total euforia, isso se deve principalmente aos ricos países europeus que passavam pelo processo de industrialização e modernização. A disputa pelo mercado mundial cresceu gerando assim um conflito econômico entre os países já industrializados que visavam expandir seus territórios e aumentar suas riquezas e lutavam por isso com unhas e dentes.
    Com a ideia de unir forças para almejar os territórios e poderes que tanto sonhavam os países começaram a formar alianças, logo a Europa viu-se dividida em dois blocos importantes:

    - Tríplice Aliança: Alemanha, Itália e Austro-Húngaro

    -Tríplice entente: França, Russia e Reino Unido

    *Obs: A tríplice entente foi resultado da consolidação entre a Entente Anglo-Russa (1907), a Aliança Franco-Russa (1891) e a Entente Cordiale, entre a França e o Reino Unido (1904).

    Com as disputas crescendo, a tensão entre os países membros dos dois blocos aumentava, uma guerra era iminente e os países começaram a investir suas economias em tecnologias de guerra como armas bélicas, bombas e novas estratégias militares.
    Então aconteceu, em junho de 1918, enquanto visitavam Sarajevo, capital da Bósnia, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa foram assassinados por um membro da Mão Negra ( grupo de resistência a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Bálcãs). A Áustria-Hungria exigiu um pedido de desculpas e que a Sérvia tomasse as medidas necessárias com o criminoso, como não atenderam ao pedido, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914 e invadiu-a em agosto do mesmo ano.
    Aconteceu então uma reação em cadeia onde, os países- membros dos blocos se posicionaram em defesa dos seus, dando inicio à uma guerra que deixou torno de 10 milhões de mortos e mais de 20 milhões de feridos, além de enormes prejuízos financeiros.
    A guerra só começou a mudar seu rumo em 1917 quando, ambos os lados já estavam esgotados, a Russia decide deixar o campo de batalha, dando lugar aos Estados Unidos, com um exercito novo e bem armado, desequilibrando assim o conflito e trazendo a vitória à Tríplice entente.
    No ano de 1919, os países vitoriosos reuniram-se no palácio de Versalhes para tomar as medidas pós- guerra, criaram então o tratado de Versalhes. Com os termos impostos por esse documento o Império Alemão não só perdeu todos os seus territórios ultramarinos, mas também parte de suas terras para a França, Bélgica e Polônia (país que se restaurou após a guerra), a Alemanha também precisou pagar indenizações para os países atingidos pela guerra, o que causou uma séria crise econômica no país, que contribuiu para a ascensão nazista ao poder alemão e, consequentemente, para a Segunda Guerra Mundial. Os outros países derrotados, também foram obrigados a pagar indenizações e sofreram algumas consequências como por exemplo a separação do Império Austro- Húngaro em duas republicas.

    ResponderExcluir
  58. Andrey Schemel 3°03

    Desde os anos de 1870 os países estavam progredindo em várias áreas, e enquanto se industrializavam aconteciam várias disputas entre eles com o objetivo não apenas de dominar a Europa, mas de se impor sobre os outros e conquistar o mercado mundial. Todas essas disputas causaram vários conflitos na Europa, então os países começaram a investir em tecnologias de guerra como novas armas, morteiros, tanques e outros armamentos da época.
    Com o objetivo de unir suas forças países se dividiram em dois grupos de um lado havia a Tríplice Aliança formada por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha e do outro a Tríplice Entente onde participavam França, Rússia e Reino Unido.
    Na época havia uma rivalidade muito grande entre França e Alemanha, onde a França queria recuperar o território da Alsácia-Lorena que havia perdido para a Alemanha durante a Guerra Franco-Prussiana . Mas o estopim da guerra foi quando Francisco Ferdinando príncipe do império austro-húngaro foi assassinado em Saravejo por um jovem sérvio. Depois do ocorrido o império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime declarando guerra.
    Grande parte das batalhas aconteceram em trincheiras e durante os combates havia a utilização das novas armas desenvolvidas como os aviões e tanques.
    Em 1917 a guerra tomou um rumo novo, os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente, com um novo exército, forçando os outros países a se renderem.
    Logo após a rendição dos países, foi feito o Tratado de Versalhes que considerava a Alemanha como a responsável pela guerra entre outras restrições aos países derrotados.
    Após a guerra houveram milhões de pessoas mortas, uma crise na Europa, além disso os Estados Unidos se tornaram uma grande potência mundial.

    ResponderExcluir
  59. Maria Eduarda 9°01

    A Primeira Grande Guerra já teve inicio antes da Guerra em sí , pelo motivo economicamente e de indústria . Mais o começo da guerra foi pela morte do Príncipe Francisco Ferdinando do Império Austro-Húngaro , que foi assassinado por um dos integrantes do grupo extremista "Mão Negra" . Por este motivo o Império Austro-Húngaro decretou guerra a Sérvia em 28 de Julho de 1914 . Então , unindo forças para conseguir oque queria , formam-se 2 blocos : Tríplice Aliança formada por Itália , Império Autro-Húngaro e Alemanha e Tríplice Entente , formada por França , Reino Unido e Rússia . Deste modo havia muitarivalidade entre França e Alemanha , pois a França queria recuperar seu território Alsácia -Lorena , que havia perdido na Guerra Franco-Prussiana . Grande parte da guerra aconteceu nas Trincheiras , lá havia muitas doenças e não havia higiene. Durante a guerra foram utilizados tanques , aviões , granada e outros armamentos , todos fornecidos pelo Estados Unidos . Em 1917 os Estados Unidos entra na guerra , mais o motivo foi para o aumento de dinheiro e fixar ao lado da Tríplice Entente , Rússia sai da Guerra neste mesmo período , logo após a Tríplice Entente vence a Guerra e faz com que a Alemanha faça o Tratado de Versalhes e assumir as consequências de que ela a Alemanha foi quem começou a Guerra e que devera pagar todo o prejuízo. Houve mais de Milhões de mortes e a Europa ficou com um prejuízo grande , com muitos desempregos e a desvalorização das mulheres no trabalho .

    ResponderExcluir
  60. Thaliane natália Schmidt 9 02

    Bom entendi que a Primeira Guerra foi marcada pelas disputas de territórios e de poder Para ver quem era o melhor. Teve inicio quando o herdeiro do império astro hungaro Francisco Ferdinando morreu No atentado de Sarajevo. Isto foi apenas o estopim porque tinha algo muito mais drastico que ia acontecer. Na guerra estacam a tripluce entente e aliança mas a entente saiu com vantagens que deu-se inicio a guerra das trincheiras. Em 1917 a russia teve que se retirar da guerra e entrou os EUA com seu exército praticamente derrotado. Mas ai os EUA vieram com disposiçao e derrotaram a aliança. Bom e o pós guerra foi marcado pelo mais importante tratado o tratado de versalhes assinado em 1919 pelos países vencedores e deixou principalmente Alemanha no prejuízo. Depois da guerra Alemanha e Itália se sentiram "Fracos" e levaram a sério e anos depois levaram a Segunda guerra mundial.

    ResponderExcluir
  61. Vinicius 9 01
    Texto muito bom, Bem explicado.
    O texto fala sobre todas as partes da guerra, do começo ao fim.
    Eu entendi que :
    Primeiramente tudo começa com as disputas territoriais e as disputas por mercados consumidores.
    O estopin foi a morte do Arqueduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, na Sérvia, pelo grupo Mão Negra.
    E então a Áustria culpo a Sérvia, e declarou guerra a ela. Como ja nenhum dos países se davam bem, declaram guerra uns contra os outros. Ja estavam dividos em 2 grupos, Tríplice Entente formada por França, Inglaterra e Rússia, e Tríplice Aliança formada por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Teve 2 fazes principais guerra : Guerra de Movimento e Guerra de Trincheiras. Em 1917 a Rússia sai da guerra por motivos internos(revolução),e entra os E.U.A pois queriam continuar lucrando com a guerra.
    A tripliceTríplice Entente ganha a guerra e obriga a tríplice Aliança a assinar o tratado de Versalhes, que obrigava a Alemanha a pagar todos os prejuisos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu entendi com este tópico é que os motivos desta guerra foram a morte de Arqueduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, na Sérvia, pelo grupo Mão Negra e por territórios e colônias por isso se iniciou a 1° Grande Guerra. Durante a guerra ocorreu várias coisas como a formação da tríplice aliança e tríplice intente mas por devidos fins que estava acontecendo uma guerra dentro da Rússia a Rússia saiu da guerra e então os E.U.A entraram na guerra eles investiram em armas e venderam armas para outros países com o fim da guerra e perda da tríplice Aliança perde a guerra e é obrigada a assinar o Tratado de Versalhes fazendo a Alemanha a pagar os danos e devolver terras neste período também ocorreu os 14 pontos de Wilson

      Meu nome é Daniel Jorge do 9° 3

      Excluir
  62. Dierniti Storki
    Bem eu entendi que;
    Antes da Primeira Grande Guerra,os países europeus buscavam recursos minerais em outros continentes,e um queria ser "melhor que o outro",e começaram a produzir "equipamentos" militares para poder botar "medo" nos outros países.Foi criado A Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro)e Tríplice Entente(Rússia, França e Inglaterra),então em 1914 veio a acontecer o Chamado Atentado de Sarajevo que um jovem então de um grupo Sérvio chamado Mão-Negra,assassinou Francisco Ferdinando, príncipe do império Austro-Húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegóvina.
    Uma coisa inusitada aconteceu,a Itália saio da guerra pois lhe foi concedido uma proposta,em que se ela sai se lhe durião uma "recompensa"um pedaço de terra na África,e a Itália aceitou a proposta(esse pedaço de terra não foi dado a Itália,um dos fatos que levou a Itália Fascista a participar da 2ª guerra)e,outro fato primordial que aconteceu foi em 1917,a saída da Rússia da guerra por motivos de conflitos internos que aconteceram no pais,então USA(EUA,Estados Unidos da América)que até então estavam lucrando com a guerra,dessitio entrar nela,e como seus soldados estvão descansados e eram muito bem treinados,ajudara a Triplice Entente a ganhar a guerra e os perdedores,Alemanha e o Império Austro-Húngaro tiveram que arcar com as concequencias.
    A Alemanha teve que pagar uma multa,e uma endenização pela ultilização das armas e pelos soldados na guerra,perderam o principal porto(EUA tinha levado muitas armas com sigo e pedio endenização pelo uso delas e levaram as armas de volta ficando um dos paises mais ricos).Império Austro-Húngaro teve que se dividir formando 2 paises,Austria e Húngria.
    Muitas fatos aconteceram na guerra(até parece brincadeira),teve um dia para descanço onde jogaram futboll,quando acabavam os cigarros a guerra parava e pedião quem tinha cigarro,se ultilizavam animais,Amaravam bombas nos cachorros e jogavam um pedaço de "carne" no inimigo,colocavam gatos para enquilibar bombas aéreas,entre outros...
    Desculpem os erros de Portugues

    ResponderExcluir
  63. COMENTARIO DE GABRIELA FERNANDA SHNAIDER QUE NAO COSEGUIU ACESSAR: Alem do assassinato do príncipe Francisco Ferdinando, outro fato que deu inicio a guerra foi : Em julho de 1914 a Áustria declarou guerra contra a Sérvia. Isso desatou o conflito possibilitando a ambos os lados defender seus aliados. As nações se empobreciam, as sociedades estavam sendo dizimadas pelo conflito e doenças e males começaram a surgir.

    ResponderExcluir
  64. Eu entendi que, a guerra começou por causa de alguns fatores, e um dos mais importantes foi o assassinato de Versalhes, que foi a morte do herdeiro astro-húngaro (1914). primeira grande guerra começou em 1914 e terminou em 1918. Nesse período da guerra ocorreu dois grupos a tríplice entente( Reino unido, França e Rússia) e a tríplice aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). Durante a guerra houve três tipos de paradas, uma para emprestar cigarro, uma para jogar bola e outra para o natal. Uma curiosidade é que quando eles queriam se comunicar eles enviavam um cachorro amarrado com uma carta e onde era o destino do cão eles colocavam um pedaço de carne para ele ir seguindo o cheiro assim podiam se comunicar. Em um outro período da guerra o EUA entrou na guerra com objetivo de lucrar bastante e conseguiu. No fim da guerra a tríplice entente ganho a guerra, e com isso surgiu o tratado de Versalhes que foi um tratado que fez a Alemanha e os paises perdedores a dar uma parte de seu território e arcar com o prejuízo da guerra.
    Vitor klein de Borba 9°03

    ResponderExcluir
  65. Bem, a grande guerra comecou, devido ao atentado ao principe de Saragevo, em 28 de julho. Em seguida a Austria decalrou guerra a Sérvia.
    com o decorrer da guerra vários paises entraram e sairam da guerra formou-se as tríplices da Aliança e entente.
    Com o decorrer da guerra as industrias armamentistas fortaleceram, houve a criação de armas novas, metralhadoras, enfim, para alguns a guerra trouxe lucro.
    em 29 de janeiro a paz voltou, foi assinado o Tratado de Versales, mas os efeitos foram devastadores para países e para as pessoas

    ResponderExcluir